Enfim é Natal

Nossa esse ano não passou rápido , ele me atropelou !
E já estamos nós outra vez no fim do ano ...
Oba Natal , festas , família , comilança , viagens , enfim  hora de recarregar as baterias .

E este ano fiz uma restauração de um presépio , acabei de entregar para a cliente , que ficou bem satisfeita e eu muito feliz com isso , claro.

O presépio é de gesso , mas tem um valor sentimental muito grande para a dona dele , como ela me contou , ganhou quando tinha 1 ano de vida  . Isso deve ser mais ou menos uns 50 anos , não perguntei para não ser indelicada .



presépio antes do restauro



Eu como restauradora apaixonada pelo que faço , não sou do tipo que não aceita "trabalhos menores" , de gesso , cerâmica , ou artesanatos feitos pelos próprios clientes . Para mim , tudo tem um valor , e o valor sentimental é aquele mais verdadeiro . Pois quem ama aquela escultura , a tela ou o pratinho pintado pela avó , cuida e deixa para futuras gerações . E é aquele tipo de cliente que sabe que o restauro não é muito barato , mas a gente sempre chega em um acordo , porque me importa mais um cliente feliz , do que uma peça de estimação guardada quebrada .



As peças estavam bem sujas , todas com pequenas perdas , o S. José tinha o pescoço quebrado ,  o menino Jesus os dedinhos faltando , a Maria perdas no rosto , manto e na cabeça .



Fiz a restauração de cada parte do presépio , limpeza delicada com solvente , nivelamentos e retoques nas perdas. Ficou lindo e com as cores originais totalmente preservadas .



E assim fui entrando no real espírito natalino . Deixo aqui esta imagem e desejo um FELIZ NATAL para todos !


presépio restaurado