Ministério da Cultura anuncia plano de reconstrução para São Luiz do Paraitinga



Depois da grande tragédia que ocorreu em São Luiz do Paraitinga , temos uma boa notícia!

fotos : Mariana Giurno junho/08
detalhes de São Luiz do Paraitinga



Jurídico Brasil - 12/01/2010



"O primeiro anúncio da coletiva de imprensa, realizada na tarde de hoje, foi a liberação inicial do governo federal de R$ 10 milhões para a recontrução e restauração da cidade. O presidente do Iphan revelou também que um acordo está sendo fechado com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a liberação de mais recursos à cidade. Da esquerda para a direita, ministro Alfredo Manevy, prefeita Ana Lucia Bilard, o presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, Eduardo Mendes, do BNDES, e a secretaria do Iphan, Silvana Meireles. As autoridades que estiveram reunidas nesta tarde, em uma pousada na cidade, disseram que varios estudos, planos e projetos estão sendo realizados.

Segundo estimativas mais de 100 imóveis foram danificados, 18 já estão em ruí­nas. Cerca de 600 famí­lias estão desalojadas na cidade, 100 delas estão desabrigadas, acolhidas em creches, escolas e casas de parentes. O presidente do Iphan anunciou que é impossí­vel avaliar o tempo total e o custo da recontrução da cidade. A taipa (tipo de construção característico da cidade) é um material que reage de maneira diferente a vários tipos de situações, por isso é difí­cil dizer agora o que pode ser aproveitado e o que não pode , relata Luiz Fernando de Almeida. Presidente do Iphn, Luiz Fernando de Almeida, relatou na coletiva que é impossível avaliar o custo e o tempo total de reconstrução de São Luiz do Paraitinga.



A prefeita da cidade, Ana Lucia Bilard, relatou que um estudo está sendo feito nas bacias hidográficas da região, para que se tomem medidas para evitar que novas enchentes atinjam São Luiz novamente. A prefeita também agradeceu os donativos que chegam de todas as partes do Brasil, informando que a população tem contado com estas doações para sobreviver após a tragédia. Ana Lucia Bilard também ressaltou o esforço que a população está fazendo para reerguer a cidade. Fato é que praticamente todos os moradores de São Luiz estão trabalhando como voluntários para a reconstrução. A população está confiante e focada em construir novamente a cidade. Se as contruções caí­ram, nós ainda estamos de pé , desabafa a prefeita."


"A Igreja Matriz São Luiz de Tolosa, localizada na cidade de São Luiz do Paraitinga (171 km a leste de São Paulo), desabou na tarde deste sábado dia 02 de janeiro, por conta das chuvas. A edificação havia passado em novembro por análises de técnicos do Instituto Paulista de Tecnologia (IPT) que pediram providências para um reparo em trincas na estrutura da igreja."



Imagem da enchente em São Luiz do Paraitininga








"A construção foi erguida no século XIX e possuía vários afrescos, vitrais e altares em mármore."


Amo esta cidadezinha linda , espero que logo possamos vê-la novamente como era antes , se precisarem de mim , estarei de coração aberto para ajudá-los !  Força e muita coragem a
todos de lá !!!



  













Telas e alguns de seus cuidados

Ter uma obra de arte na parede necessita sempre de cuidados especiais , ainda mais quando elas tem algum valor financeiro e histórico . Não menosprezando as telas que são apenas de valor afetivo .

O que normalmente acontece com as telas são rasgos , furos acidentais , craquelês , oxidação por cauda do tempo, descolamentos da camada pictórica e sujeiras acumuladas . Além dos problemas devido ao local onde elas estão , como umidade , calor excessivo e mudanças climáticas bruscas .

Se sua tela rasgou ou furou , e você não sabe o que fazer antes de restaurar , o melhor é não tentar " colar " o rasgo com fitas adesivas por trás da obra e nem com nenhuma cola comum . Quanto menos houver movimentação da tela é melhor , assim fica mais fácil o restaurador fazer a estruturação adequada .


Como falei anteriormente , às vezes  se o rasgo for muito grande , ou se tiver se movimentado muito , é necessário fazer um reentelamento . Mas , se a tela puder ser salva sem este procedimento é uma vantagem para os colecionadores , que podem ter no verso da tela melhores informações sobre sua data e procedência .




Quanto aos craquelês , que são trincas ou os descolamentos da camada pictórica , se o processo estiver agravando cada vez mais , é melhor deixar a tela em posição horizontal , com a frente para cima e chamar um restaurador o mais rápido possível , para não haver mais perdas e danificar muito a pintura .
Não use " fixadores " que existem por aí , você nunca sabe qual será a reação química deles sobre sua pintura , e é melhor não arriscar . Já vi um caso que a camada pictórica reagiu com um desses " fixadores " e o prejuízo foi muito maior do que os craquelês que a pintura apresentava . E reverter esse processo é sempre mais difícil .

De resto o meu conselho é cuidar sempre do local onde elas estão , sem umidade ou calor excessivo .
Limpeza nunca pode ser feita com algo úmido , se não apresentar craquelês , só um pincel com cerdas macias para tirar o pó superficial .
E se algum acidente acontecer , procure o mais rápido um restaurador , pois os danos serão menores e assim as intervenções também serão poucas .







Nas alturas outra vez

A Igreja do Calvário é uma das mais conhecidas em São Paulo , e fica em Pinheiros bem na frente da praça Benedito Calixto .



As pinturas murais foram restauradas constantemente e por vários restauradores diferentes , o que é bem fácil de notar cada intervenção . A pintura superior e do teto do Altar Mor é dos irmãos Bastiglia , aprendizes dos Gentillis , e é facil notar a semelhança em alguns elementos decorativos . E dizem que existe uma pintura por baixo que seria dos irmãos Gentilis assim como as telas  , essas algumas com a assinatura de Pietro Gentili .


Mesmo sendo linda , dá um pouco de pena tanta interferência que fizeram nas pinturas , algumas de um modo não muito correto , mas só tendo olhos experientes é possível notar .


Minha estória lá foi bem curta , aproximadamente um mês de trabalho . Fui chamada para fazer a douração dos capitéis das colunas da Igreja toda . E sozinha fui da capitel em capitel com meu andaine rodeando cada uma das pilastras da nave central da Igreja .

O trabalho era solitário e exigia , além da técnica , muito esforço muscular , pois a Igreja estava quase sempre fechada comigo lá dentro , e eu mesma tinha que mudar meu andaime e minhas tábuas de posição . E olha que mesmo com as rodinhas , era muito pesado e difícil de locomover e também não havia escada para subir .


Mas a paciência é uma virtude dos restauradores , e assim fui fazendo cada capitel da Nave Central , e depois dos corredores laterais , que eram menores , porém mais numerosos .

Capitel a esquerda restaurado e a direita ainda por fazer


O pó que estava acumulado nos capitéis era enorme , e eles tinham sido pintados por uma tinta esmalte dourada bem feia , os capitéis do Altar Mor brilhavam mais que o restante da Igreja e minha missão era deixá-los todos iguais .

Capitel do Altar Mor a esquerda e restaurado por mim a direita

 
Com certeza consegui fazer com que eles se parecessem o máximo possivel , havia sombra entre as volutas e o dourado vibrava bastante . Meu trabalho foi feito e agora é necessário a manutenção regular da limpeza para que continuem sempre brilhantes .