JOIAS DO DESERTO


Exposição "Joias do Deserto" abre Temporada 2012 na Galeria de Arte do Sesi-SP

Adorno peitoral do Himalaia

Acervo reúne 2.000 peças, entre brincos, colares, braceletes, vestes do século XIX e início do XX, além de fotos dos principais desertos do mundo.
A Galeria de Arte do Sesi, no Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso, apresenta de 13 de março a 10 de junho de 2012 a exposição Joias do Deserto, uma seleção de adornos corporais pertencentes ao acervo etnográfico da historiadora Thereza Collor. Com essa mostra, o Sesi-SP oferece ao público a oportunidade de conhecer uma das mais raras coleções de todo o mundo – entre as reservas particulares e de museus – de joias, vestimentas e acessórios de povos orientais, africanos e asiáticos.

O interesse pelos aspectos estéticos, sociais, econômicos e religiosos de culturas desconhecidas pela maior parte do mundo ocidental teve início quando Thereza Collor tinha apenas 14 anos e fez sua primeira visita ao Oriente Médio, chegando até o Irã. Após alguns anos de colecionismo, teve o apoio da sogra Eugenia, que lhe adicionou várias peças ao conjunto formado por artefatos produzidos no século XIX e início do XX.   

A exposição exibirá cerca de 2.000 peças da joalheria tradicional – entre brincos, colares, braceletes, cintos, bolsas, vestes, tornozeleiras e adornos peitorais e de cabeça – de povos habitantes de cinco regiões desérticas:

  • Grande Deserto do Saara – compreendendo Marrocos, Argélia, Mali, Níger, Tunísia, Líbia e Egito (até o Sinai, chegando à Palestina);
  • Deserto da Arábia – Arábia Saudita, Iêmen, Sultanato de Omã e Síria;
  • Desertos da Ásia Central – Uzbequistão, Turcomenistão, Quirguistão e Cazaquistão (passando pelo Irã, até o Afeganistão);
  • Deserto de Thar – Índia (Rajastão e Gujarat) e Paquistão;
  • Deserto do Himalaia – Tibete (território autônomo da China) e Ladakh (região dividida entre a Índia, Paquistão e China).   
Por conta de novas configurações geopolíticas e dos sintomas da globalização, muitas dessas sociedades estão em curso de desaparecimento. Desta forma, além do significado artístico, o acervo contribui para a preservação dessas culturas por reunir artefatos que revelam os costumes e tradições desses diferentes povos.

Local: Galeria de Arte do Sesi – Centro Cultural Fiesp - Ruth Cardoso
Endereço: Av. Paulista, 1313
Tels. (11) 3146-7405 / 7406

Visitação: 13 de março a 10 de junho de 2012
Horário: segunda-feira, das 11h às 20h; terça a sábado, das 10h às 20h; domingo, das 10h às 19h
Entrada franca. O espaço tem acessibilidade
Concepção: Thereza Collor | Curadora convidada: Ana Cristina Carvalho