Muito cuidado com receitas caseiras !

Mais um comentário para a série " Você conhece bem o seu restaurador ? " . Não poderia deixar de escrever mais sobre este assunto polêmico ...

Amigos , restaurar não é igual a fazer um bolo viu , não é uma cozinha ! Onde se misturam os ingredientes que se tem a mão e se resolve um problema numa obra de arte .. rs

Nem toda tela do século XIX européia pode-se limpar com o mesmo solvente . E olha estou avisando , os solventes são perigosos , podem retirar uma camada pictórica ou desgastar muito , fazendo um grande estrago irreversível , que só será consertado retocando . Mas quem faz isso só irá repintar sua obra , para disfarçar o erro . Ainda bem que hoje , a tecnologia nos permite ver essas repinturas com luz ultravioleta , ou raio X  específico para obras de arte .

Até mesmo a água que parece ser tão inofensiva , na verdade é um dos agentes de limpeza que precisam de muita atenção para ser usada , pois por capilaridade , ela se infiltra nas rachaduras da pintura e os danos causados podem não ser visíveis de imediato .

Tem muita gente falando abobrinha literalmente por aí . Restauro de verdade é um estudo sério , não é artesanato . Receitinhas caseiras vamos deixar para os programas de televisão do período da manhã , para quem tem tempo para isso... rs .


Escolha um restaurador de total confiança para sua obra de arte , ou talvez sua escultura acabe indo para o microondas ! E olha que estou falando sério , hein !