Lembranças de família



Foto da minha avó artista se inspirando para um novo quadro

Algumas obras de arte são como parte da história da vida de uma família. E na minha não poderia ser diferente.

Minha avó Julia era uma artista apaixonada, pintava quadros de temas variados, paisagens, flores, frutas, pássaros. Tudo que ela adorava, virava um quadro. A casa dela era uma verdadeira galeria, lembro com muitas saudades do corredor cheio de quadros, de cima até embaixo. E sempre tinha um novo sendo feito. Nossa família tem um verdadeiro acervo dela espalhado em cada casa.

Mas como todo artista, ela não se preocupou muito sobre onde pintava, nem com a base de preparação, nem com verniz final, apenas surgia a inspiração e virava obra de arte.
Muitas dessas obras foram feitas sobre eucatex, que é um perigo para as pinturas. Por ser um suporte ácido, ao longo do tempo vão aparecendo manchas. E essas manchas danificam a tinta se não forem retiradas o quanto antes.

Uma dessas pinturas que pertence a minha prima, veio para meu ateliê justamente para essa limpeza das manchas de oxidação e alguns retoques nas perdas. E para minha surpresa, era uma paisagem feita em 1995 da foto acima que guardo com muito carinho. Nem preciso falar que adorei, e que o quadro será tratado com um amor especial, cheio de boas lembranças e muitas saudades.

Foto do quadro a ser restaurado


Detalhe das manchas