Ministério da Cultura anuncia plano de reconstrução para São Luiz do Paraitinga



Depois da grande tragédia que ocorreu em São Luiz do Paraitinga , temos uma boa notícia!

fotos : Mariana Giurno junho/08
detalhes de São Luiz do Paraitinga



Jurídico Brasil - 12/01/2010



"O primeiro anúncio da coletiva de imprensa, realizada na tarde de hoje, foi a liberação inicial do governo federal de R$ 10 milhões para a recontrução e restauração da cidade. O presidente do Iphan revelou também que um acordo está sendo fechado com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a liberação de mais recursos à cidade. Da esquerda para a direita, ministro Alfredo Manevy, prefeita Ana Lucia Bilard, o presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, Eduardo Mendes, do BNDES, e a secretaria do Iphan, Silvana Meireles. As autoridades que estiveram reunidas nesta tarde, em uma pousada na cidade, disseram que varios estudos, planos e projetos estão sendo realizados.

Segundo estimativas mais de 100 imóveis foram danificados, 18 já estão em ruí­nas. Cerca de 600 famí­lias estão desalojadas na cidade, 100 delas estão desabrigadas, acolhidas em creches, escolas e casas de parentes. O presidente do Iphan anunciou que é impossí­vel avaliar o tempo total e o custo da recontrução da cidade. A taipa (tipo de construção característico da cidade) é um material que reage de maneira diferente a vários tipos de situações, por isso é difí­cil dizer agora o que pode ser aproveitado e o que não pode , relata Luiz Fernando de Almeida. Presidente do Iphn, Luiz Fernando de Almeida, relatou na coletiva que é impossível avaliar o custo e o tempo total de reconstrução de São Luiz do Paraitinga.



A prefeita da cidade, Ana Lucia Bilard, relatou que um estudo está sendo feito nas bacias hidográficas da região, para que se tomem medidas para evitar que novas enchentes atinjam São Luiz novamente. A prefeita também agradeceu os donativos que chegam de todas as partes do Brasil, informando que a população tem contado com estas doações para sobreviver após a tragédia. Ana Lucia Bilard também ressaltou o esforço que a população está fazendo para reerguer a cidade. Fato é que praticamente todos os moradores de São Luiz estão trabalhando como voluntários para a reconstrução. A população está confiante e focada em construir novamente a cidade. Se as contruções caí­ram, nós ainda estamos de pé , desabafa a prefeita."


"A Igreja Matriz São Luiz de Tolosa, localizada na cidade de São Luiz do Paraitinga (171 km a leste de São Paulo), desabou na tarde deste sábado dia 02 de janeiro, por conta das chuvas. A edificação havia passado em novembro por análises de técnicos do Instituto Paulista de Tecnologia (IPT) que pediram providências para um reparo em trincas na estrutura da igreja."



Imagem da enchente em São Luiz do Paraitininga








"A construção foi erguida no século XIX e possuía vários afrescos, vitrais e altares em mármore."


Amo esta cidadezinha linda , espero que logo possamos vê-la novamente como era antes , se precisarem de mim , estarei de coração aberto para ajudá-los !  Força e muita coragem a
todos de lá !!!