Telas e alguns de seus cuidados

Ter uma obra de arte na parede necessita sempre de cuidados especiais , ainda mais quando elas tem algum valor financeiro e histórico . Não menosprezando as telas que são apenas de valor afetivo .

O que normalmente acontece com as telas são rasgos , furos acidentais , craquelês , oxidação por cauda do tempo, descolamentos da camada pictórica e sujeiras acumuladas . Além dos problemas devido ao local onde elas estão , como umidade , calor excessivo e mudanças climáticas bruscas .

Se sua tela rasgou ou furou , e você não sabe o que fazer antes de restaurar , o melhor é não tentar " colar " o rasgo com fitas adesivas por trás da obra e nem com nenhuma cola comum . Quanto menos houver movimentação da tela é melhor , assim fica mais fácil o restaurador fazer a estruturação adequada .


Como falei anteriormente , às vezes  se o rasgo for muito grande , ou se tiver se movimentado muito , é necessário fazer um reentelamento . Mas , se a tela puder ser salva sem este procedimento é uma vantagem para os colecionadores , que podem ter no verso da tela melhores informações sobre sua data e procedência .




Quanto aos craquelês , que são trincas ou os descolamentos da camada pictórica , se o processo estiver agravando cada vez mais , é melhor deixar a tela em posição horizontal , com a frente para cima e chamar um restaurador o mais rápido possível , para não haver mais perdas e danificar muito a pintura .
Não use " fixadores " que existem por aí , você nunca sabe qual será a reação química deles sobre sua pintura , e é melhor não arriscar . Já vi um caso que a camada pictórica reagiu com um desses " fixadores " e o prejuízo foi muito maior do que os craquelês que a pintura apresentava . E reverter esse processo é sempre mais difícil .

De resto o meu conselho é cuidar sempre do local onde elas estão , sem umidade ou calor excessivo .
Limpeza nunca pode ser feita com algo úmido , se não apresentar craquelês , só um pincel com cerdas macias para tirar o pó superficial .
E se algum acidente acontecer , procure o mais rápido um restaurador , pois os danos serão menores e assim as intervenções também serão poucas .