A Cidade Maravilhosa

Acreditem vocês que eu não tinha conhecido o Rio de Janeiro ainda , sim  já viajei bastante por aí , Tailândia , Amsterdã , NY , São Francisco , Paris . Mas a cidade maravilhosa era meu sonho conhecer !

Acho que nunca tinha ido antes por puro medo , de ouvir tantos relatos das balas perdidas , das favelas  ,  aquela lenda que paulistano escuta , que se você pegar uma rua errada , vai sair numa favela e vão te roubar e etc .
Mas quando fui chamada para fazer um trabalho lá , esqueci tudo isso e fui voando conhecer o Rio .

Trabalhei no Museu Nacional de Belas Artes , no Centro , ao lado da Biblioteca Municipal , e me surpreendi com tantos prédios antigos e lindos que existem no Centro do Rio .


Fui chamada para fazer os laudos de conservação da Mostra Espanha Século XVII : O sonho da razão .


O prédio é magnífico por fora e por dentro , a escadaria que dá acesso às salas superiores é um show a parte . Aliás , tudo lá dentro é muito bonito.


Foram chamados três conservadores da Espanha , e três aqui do Brasil . A equipe se entrosou bem , e a gente trabalhava falando o mais puro " portunhol ". Foram quinze dias de trabalho na montagem . As caixas com as obras iam chegando , e nós acompanhávamos a abertura , fazíamos os laudos de conservação e acompanhávamos a colocação no lugar . Eram muitas peças , telas , esculturas , cerâmicas , jóias e vestimentas .
E mais uma vez acompanhei toda montagem da exposição , desde a cenografia , a museologia e a iluminação .

Fiquei hospedada num dos melhores hotéis de Copacabana , do terraço dava para se ver toda a orla . Me apaixonei pelo Rio logo de cara . E nas horas vagas , depois do trabalho às 17/18 hs,  eu ia desbravando o que podia . Caminhadas no calçadão de Copacabana até Ipanema , muita água de coco e à noite Leblon . Até consegui ir sozinha de ônibus e metrô até o Cristo Redentor , uma das visões mais maravilhosas da minha vida  , mais lindo até do que subir na torre Eiffel !
Me sentia estranhamente da cidade , conversava com todos , lá te tratam muito bem  "SALVE SALVE SIMPATIA CARIOCA"  .

O trabalho era cansativo , em pé e andando de um lado para o outro o dia todo , mas muito gratificante , ter em mãos obras do Museo Reina Sofia , Museu do Prado ,  olhar de perto , tocar ( de luvas ) ,não é para qualquer pessoa . Anotávamos tudo que achavámos , craquelês , manchas , desgastes , perdas , riscos . E os conservadores espanhóis iam acompanhando nossos laudos .

Na desmontagem da exposição fiquei uma semana , mas não menos proveitosa . Conheci o morro de Santa Teresa , lugar dos artistas , com seus vários ateliês , lojinhas , barzinhos e a vista maravilhosa da Baia de Guanabara . Ahhhh ... e a praia da Barra , me apaixonei por este lugar .
O Brasil ganhou a Copa do mundo enquanto eu estava lá , e pude até festejar nas areias de Copacabana com o samba da Mangueira rolando . E os espanhóis cantando junto com a gente " Eeeu .. sou brasileirooo , com muito orgulhooo ... com muito amooor  " rsrs .

Não ocorreu nenhum acidente nas obras de arte durante a exposição e tudo correu bem . Conferíamos o laudo e a equipe da montagem embalava , encaixotava e lacrava as obras . E elas estavam prontas para voltarem para a Espanha .

Sozinha no aeroporto , sentada na minha mala esperando meu vôo , tive a certeza de que recebi um dos maiores presentes do mundo , em forma de trabalho . Eu nunca mais fui a mesma , a Cidade Maravilhosa deixou marcas no meu coração para sempre . Voltei mais quatro vezes para lá , à passeio , e sempre que vou , esta cidade me surpreende e encanta , ainda quero voltar mais mil vezes , se for possível . E o Cristo Redentor sempre estará lá para me receber de braços abertos .

Obrigada Rio de Janeiro !