Reentelar ou não reentelar ? eis a questão ...

Uma prática comum na restauração é o reentelamento. Quando se adere um novo tecido , preferencialmente linho , a uma tela estragada . O linho é usado pois é um tecido que não deforma com o tempo, o algodão por exemplo, deforma-se com a umidade .

Há muitas controvérsias no mundo da restauração quanto a se reentelar ou não . Uma tela restaurada e que não foi necessário fazer o reentelamento é mais bem vista pelos colecionadores . Uma vez que o tecido guarda em si características únicas da época em que foi feito .
Reentelar é necessário quando o tecido está deteriorado
" puído ", comprometendo a pintura , grandes deformações ou se existe um rasgo muito grande , ou vários rasgos .
verso de tela com manchas e deformidades


Quando restauramos uma tela antiga século XVII , XVIII , e que foi anteriormente restaurada , as vezes encontramos um reentelamento , este era feito na Europa com cola de farinha , que apodrece e deixa resíduos difícies de se retirar . Temos que desgrudar o tecido do reentelamento por trechos e depois raspar com cuidado toda a " cola " restante da tela original . É um processo longo e trabalhoso . Como também é a retirada de reentelamento feito com cera . Muito utilizada também . A cera é ainda usada por restauradores que não se modernizaram . E também deixa muito resíduos na tela original .


retirada de reentelamento


Como eu já expliquei anteriormente , no restauro correto , retiramos todas as intervenções anteriores para se chegar mais próximo do original possível e só depois , tratar a obra .
Um dos problemas que ocorrem quando uma tela não é bem reentelada são as bolhas de falta de aderência . O que traz movimentação para a tela , podendo até criar craquelês e perda de pintura. Também ocorrem manchas no verso da tela , feitas por quem não sabe reentelar .

manchas no verso de uma tela reentelada errado






exemplos de telas reenteladas corretamente


Os produtos hoje utilizados modernizaram-se bastante . Existe no mercado hoje um produto que não deixa resíduos é limpo e ótima aderência . Saiba bem para quem entregar sua obra de arte , pergunte sempre as técnicas utilizadas para não haver sustos e arrependimentos posteriores .