O Pateo do Colégio

O marco de fundação de São Paulo é o Pateo do Colegio , no Centro . Fundado pelos jesuítas , foi o primeiro Colégio da cidade . O padre José de Anchieta foi seu fundador .


Em 2001 foi feita uma grande restauração lá , incluindo o prédio e todo o acervo do museu .
Antigamente esse museu era um verdadeiro horror , mal cuidado , sem museologia adequada .
Hoje é um lugar lindo , com uma intensa visitação .
Não é para menos , as peças que o museu abriga são fantásticas . Várias telas , esculturas policromadas , e peças de Igrejas .
Lembro que esse ano foi bem agitado , eu trabalhei em dois ateliês ao mesmo tempo , que pegaram  peças para restaurar , e tive o privilégio de ter em mãos esculturas maravilhosas , como os Cristos , variados santos e muitas telas .
Muitas peças do acervo estavam bem danificadas , e quase todas com bastante repintura.


Esta tela , por exemplo , foi uma das quais me lembro bem . Retrata o Padre José de Anchieta no Brasil , com um animal ao lado , uma onça  ou jaguatirica  . Visão de algum europeu , claro . Mas a tela não tinha assinatura .
O estado de conservação dela era o pior possível , estava reentelada , de modo errado , e com grandes áreas de repinturas e com nivelamento grosseiro.
Nesta foto é o momento em que retiramos todas as intervenções incorretas , para aí sim , fazer um trabalho adequado . Olhando assim parece assustador , mas para quem quiser ver a tela restaurada é só dar uma passadinha no Museu do Pateo do Colegio.

Várias esculturas estavam também bem danificadas , sujas e repintadas fizemos a remoção das repinturas com bisturi e solventes adequados , trabalho bem lento e minucioso , os nivelamentos e as reintegrações cromáticas necessárias . Um trabalho muito recompensador !

As peças que não eram feitas por mim , eu sempre ia olhar e aprender cada etapa , com os outros restauradores , o que eles estavam fazendo .

Aprendi muito mais sobre restauro e suas técnicas neste ano . Conheci e tive a honra de trabalhar com uma das melhores restauradoras do Brasil .Cresci muito com este trabalho , lógico que nesta época eu já tinha feito o curso de formação em restauro , mas a prática , com peças tão diferentes foi a melhor escola .