Imagens policromadas

Quando falamos em IMAGENS POLICROMADAS estamos nos referindo às esculturas feitas em madeira ou as vezes em gesso , com pintura (ou policromia) . No caso das imagens em madeira , principalmente as antigas e de valor , elas são feitas entalhadas em um bloco só de madeira , podendo ter pedaços colados separadamente (mãos , dedos ou partes de mantos) . O que acontece normalmente é uma movimentação constante da madeira  devido ao calor e a umidade , e isso pode causar rachaduras .


Camadas de gesso e cola são usadas para cobrir a madeira como uma base de preparação. Com a movimentação da madeira ou devido a perda do efeito da cola com a ação do tempo, a pintura ou policromia desprende-se.
Para solucionar esse sério problema , é preciso que se estabilize as rachaduras da madeira primeiramente e depois é feita a fixação da policromia com pincel , colocando o fixador por dentro das camadas descoladas.




A primeira Imagem policromada que fiz , com a supervisão de meu mestre restaurador Anchieta , foi uma Nossa Senhora da Penha , da Igreja de Araçariguama S.P. , perto da cidade de São Roque , por mais curioso que pareça ser  foi a cidade onde passei minha infância num camping da região , e de lá apareceu meu primeiro trabalho de restauro com imagens .






Era uma imagem portuguesa do século XVIII  , entalhada , policromada e com folhas de ouro , quase da minha altura ( tenho 1,63m ) . Trabalhei durante 5 meses nesta imagem , todos os dias da semana , das 8hs as 17hs . Muitos desprendimentos e perdas de policromia , rachaduras e muita sujeira. A imagem ficava abandonada nos porões da Igreja e foi descoberta por um padre local .
Depois de limpa a imagem , foram feitos enxertos de madeira nas rachaduras ,reconstituição com enxerto das partes faltantes ( dedo, manto ) e a fixação da camada pictórica . Logo mais fiz o nivelamento e estava pronta para o retoque . Por baixo da pintura a imagem era toda folhada a ouro , depois que é foram feito os desenhos , retirando a tinta e deixando só o ouro em algumas partes . Respeitei a pintura original , colocando ouro e reintegrando com tinta de restauro apropriada .




Ficou maravilhosa a Nossa Senhora da Penha de Araçariguama , e até ganhou uma missa especial e uma redoma de vidro para proteção,  e eu as bênçãos do meu mestre para continuar na restauração .