O primeiro ateliê a gente nunca esquece

No meu 2° semestre da faculdade de Artes Plásticas apareceu uma oportunidade de emprego em um ateliê de restauro . Eu que nunca tinha pensado em virar restauradora de arte , fui aprovada rapidamente pela minha habilidade .
Me lembro como se fosse hoje do dia que pisei no ateliê , huummm.... o cheiro , é inexplicável e inesquecível !  Tintas de restauro , vernizes , solventes e as ceras , uma mistura que só quem conhece sabe ! Melhor do que qualquer perfume para quem adora arte .
Uma coisa que perguntei logo quando fui entrevistada " é preciso saber pintar para restaurar ? "  e me surpreendi com a resposta que recebi ..." não é necessário ! " .  Bom,  então o que um restaurador faz se não pinta ?
Muito mais que pintar , um restaurador recupera a obra de arte danificada . Depende do estado de conservação de cada obra , cada uma tem seu " estado clínico " diferente da outra. Detectar os problemas de uma obra de arte vai além de simplesmente olhar .
Por isso a base de estudo em Artes Plásticas é tão importante , lá se aprende como se pintava na época de Michelangelo , ou de artistas modernos , os diversos suportes  ( tela , madeira ou parede ) , as bases de preparação , as várias camadas de tinta sobrepostas , os vernizes e pigmentos usados , conforme sua época .