O primeiro grande desafio

Quando se é estagiária nova de um ateliê de restauro , lógico que ainda não podemos colocar nossas mãos em algo que requer muita técnica , então eu fazia limpeza de excesso de cera ( na época que comecei , ainda se utilizava a cera para o reentelamento ) , desmontava as telas dos chassis , trabalho que me deixava fascinada , quando eu pegava aquela tela solta com pintura nas minhas mãos , tão frágil e com tanto valor !

Não demorou muito e foi me dada a primeira tela para retocar . Era uma pintura moderna , uma tela enorme com uma pintura de um homem mergulhando dentro de uma piscina , pena que não me lembro o artista . As cores eram bem difícies  , cor de água em vários tons ,  verde clarinho , azul clarinho , verde piscina ( rsrsrs ) , branco " sujo " . A tela tinha um rasgo , que já havia sido recuperado e nivelado pelas minhas "chefas ". Lembro-me da dificuldade de fazer as inúmeras combinações de tinta de restauro para chegar na cor certinha , igual a original , com várias nuances diferentes. E nunca ficava igual , sempre aparecia o meu retoque .

Depois de " sofrer " um pouco com esta tela , minha " chefa " foi lá ver o resultado . As cores estavam até que bem parecidas , mas o problema estava no nivelamento ! Quando o nivelamento não fica perfeito , com a textura da tela igual , não adianta fazer a reintegração cromática que for , sempre ficará visível !



Aprendi essa grande lição , e depois de consertado o nivelamento , o meu retoque ficou perfeito , finalmente !!! E minha paixão por retocar começou aí ...