Subindo pelas paredes

Altar da Igreja de São Roque restaurado


Enquanto eu fazia a Imagem de Nossa Senhora da Penha , meu mestre Anchieta estava começando a restauração da Igreja Matriz de São Roque . Esse foi um capítulo importante no meu caminho pela restauração .

 As pinturas murais da Igreja são de autoria de um pintor italiano , Pietro Gentili e seu irmão Ulderico . Eles pintaram várias Igrejas em São Paulo , como a Imaculada Conceição ( na av. Brigadeiro Luis Antonio ) , a Achiropita no Bexiga , a Igreja de Santa Teresinha ( na rua Maranhão ) , em Limeira e algumas em Minas.

As pinturas são de uma extrema beleza e harmonia , as cores e os desenhos combinavam-se perfeitamente, no teto tem as passagens da vida de São Roque, intercalado por pinturas ornamentais .Os anjos nas paredes carregam o Pai Nosso em latim , intercalados por retratos dos Apóstolos . A Igreja é inteirinha pintada , não existe um cantinho sem um ornamento , um desenho ou um filete que seja , realmente a Matriz de São Roque impressiona a todos seus visitantes .

foto depois do restauro


Quando comecei a trabalhar na Igreja , nunca tinha restaurado pinturas murais , e muito menos subido em um andaime de aproximadamente 15 metros de altura !!! É uma mistura de aventura , emoção e arte .



O estado das pinturas era lastimável , havia ocorrido vários problemas como infiltrações de água nas paredes , perdas das cores originais , todas estavam bem mais claras do que quando foram feitas , por causa da ação do tempo e também pelo calor do forro , as pinturas racharam , ou melhor , em termos técnicos craquelaram .

Foram quase 4 anos de trabalho lá , com muitas estórias para contar , mas vou contando de pouquinho .


pintura lateral do Altar restaurada